Annecy, a Veneza dos Alpes

12:14:00

Oie pessoal! Tudo bom? Me chamo Heloísa, mas podem me chamar de Helô. Estou aqui para colaborar com o blog das meninas. Temos algumas coisas em comum: também sou de Campo Grande-MS, sou recém-casada e me mudei.  Só que no meu caso a mudança foi para um endereço bem mais distante, mas infelizmente eu não tenho nenhuma vizinha para fazer amizade e trocar experiências :) , só uma senhorinha francesa e seu marido de quase 70 anos que roncam MUITO alto de noite hahaha. Mas tudo bem, afinal, morar na França já é um sonho, não é mesmo?

Bom mas vamos direto ao assunto, já que a minha função será relatar um pouquinhos dos lugares incríveis que já tive a oportunidade de conhecer!

Escolhi começar falando do primeiro lugar que viajei depois que me mudei para Lyon. Annecy, um encanto de cidade, um amorzinho (suspiros)! Ela fica no sudoeste francês na região chamada Rhône-Alpes. Com 52 mil habitantes, está a 42 km de Genebra na Suíça e a 145 km de Lyon, minha cidade adotiva (foto).




Ela é conhecida por esses lados de cá como a Veneza dos Alpes, pois o centro histórico ou bairro medieval, chamado de Vieille Ville, cidade velha segundo o Google Tradutor, é todo formado por pequenos canais (lindíssimos) de águas cristalinas, lar de muitas famílias de cisnes e patos, e por suas pequenas pontes decoradas cuidadosamente com muitas flores da estação. (fotos) 


Família de cisnes aproveitando o verão
Águas cristalinas que formam os canais no centro da cidade
No bairro medieval (Vieille Ville) há diversos restaurantes com comidas e bebidas típicas da região

Eu e meu amado esposo fomos no verão (Julho/15). O clima que encontramos foi maravilhoso, temperaturas que variavam de 27 a 30. Porém, no inverno pode chegar a temperaturas negativas facilmente, pois nessa época o clima montanhoso é atenuado pela altitude da cidade (foto). 



Para ir de Lyon até Annecy, escolhemos nos arriscar no Blablacar, que é uma plataforma online muito conhecida e utilizada na Europa (já existe no Brasil também). Você seleciona o local para onde deseja  viajar e o site te apresentará uma lista com condutores cadastrados, que irão viajar para o mesmo local que você ou que passarão por lá.

Cada condutor tem uma ficha com suas informações básicas e de seus veículos e, o mais importante, a avaliação de outras pessoas que já viajaram com o condutor que você selecionou. Escolhemos uma moça que tinha ótimas avaliações e que estava indo para um vilarejo próximo a Genebra e que passaria por Annecy em seu trajeto. 

Durante a viagem a paisagem é um espetáculo a parte! O custo foi em torno de 8 euros por pessoa. Voltamos de Trem (chamado SNCF) e pagamos um pouquinho caro, mas se você compra antecipadamente o valor chega a 13 euros por pessoa (foto).

Marido estudando dentro do trem e nossas ¨malas


Chegando na cidade, você consegue visitar todos os pontos de interesse basicamente a pé. Meu marido e eu ficamos tão encantados que nosso plano inicial era passar o dia e voltar de Blablacar a noite, mas gostamos tanto que resolvemos ficar mais um dia, o que tornou um pouco complicado para achar um hotel/hostel disponível (na verdade foi bem sofrido hahaha, pois no alto verão a cidade fica cheia de turistas e apaixonados como nós)! 

Dos passeios mais interessantes que fizemos foi o passeio de barco pelo lago Annecy chamado Croisière en Bateau. A empresa que oferece esse serviço se chama Compagnie des Bateaux du Lac D´Annecy, e você pode comprar o ingresso na hora por cerca de 14 euros. Há 2 intinerários com duração e percursos diferentes, e nós escolhemos o mais longo (já que estamos aqui, né?!).  Cuidado: a paisagem é de tirar o fôlego! (fotos)

Barco onde é realizado o passeio








Outra atividade incrível que fizemos envolveu novamente o lago, que no verão é a atração principal da cidade, concorrendo somente com a sorveteria artesanal que fica no centro da cidade :) . O lago recebe o mesmo nome da cidade e é formado pelo degelo da neve dos alpes da região. Sua cor azul turquesa é o mais lindo que já vi! Alugamos um pedalinho, o valor é por hora e você pode explorar o lago a vontade e até nadar.(fotos)


Gringos lagarteando no sol hahaha



Annecy oferece diversas atividades ao ar livre como escalada, cavalgada e parapente, onde as colinas e lagos formam o cenário perfeito para os amantes de aventura. Pretendemos voltar para saltar de parapente qualquer dia desses!

Há também passeios por locais históricos como o Castelo de Annecy (Château D’Annecy), com a torre da rainha e seu museu, e o Palácio da Ilha (Palais de l’Isle), o cartão postal da cidade, construído em 1132, e que já serviu de prisão na Idade Média e na Segunda Guerra Mundial. Hoje abriga um museu. (foto)




Aos domingos ocorre a marché (feira) de produtores da região no centro da cidade, onde pode-se encontrar opções diversas de queijos (de dar água na boca), embutidos típicos da região, muitas frutas e verduras fresquinhas.  Aproveitamos a oportunidade para fazermos um pique-nique, outro programa típico no verão europeu. (Foto)



Finalizamos nosso maravilhoso passeio na Ponte dos Amores (Pont des Amours) aonde uma lenda local diz que o casal que der um beijo apaixonado na ponte, ficarão juntos para sempre.(Foto)


Beijando o marido pra garantir, né?! 


Por Heloísa Rota
no instagram: @heloisa_rota
no snapchat: heloisa.rota 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Quando amor!!! Adorei Helô. Exelente texto... vontade de fazer as malas e ir direto para Annecy...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!! Fico muito feliz que tenha gostado minha querida!! Venha mesmo, não vai se arrepender Beijos

      Excluir
  2. Adorei cada detalhe Helo!!! Vou cuidando esse blog para pegar dicas para quando eu for viajar!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!! Que bom que gostou!! Fico muito feliz!! Segue mesmo o Blog, as meninas são maravilhosas!!

      Excluir

Welcome

Google+ Followers

Blog Archive